Menu principal

Relógios taquimétricos


Escala taquimétrica - porquê e como?

A escala do taquímetro baseia-se na fórmula: Velocidade = distância / tempo. A escala foi desenvolvida para que efectue este cálculo automaticamente quando utiliza a função de cronómetro do relógio.

A velocidade apresentada no avião raramente corresponde à velocidade voada no solo. Com uma escala de taquímetro, o piloto pode determinar a sua velocidade com base numa distância conhecida. Para isso, pára o tempo que precisa para percorrer uma distância de 1 quilómetro, por exemplo.

Se o ponteiro estiver em 100 na escala do taquímetro depois de percorrer o quilómetro, por exemplo, o piloto sabe que está a voar a 100 km/h sobre o solo.

Saber a sua velocidade exacta sobre o solo pode ser importante se, por exemplo, quiser chegar a um aeródromo com vento contrário e precisar de prestar atenção à quantidade de combustível no depósito. Se ainda tiver combustível no depósito para uma hora e souber que está a viajar a 100 km/h, o aeródromo de destino pode estar a um máximo de 50 km de distância. Por razões de segurança, deve ter ainda meia hora de combustível no depósito quando aterrar.

Escala taquimétrica - porquê e como?

Tempo, distância, velocidade

A escala do taquímetro baseia-se na fórmula: Velocidade = distância / tempo. A escala foi desenvolvida de forma a efetuar automaticamente este cálculo quando é utilizada a função de cronómetro do relógio.
Velocidade
Devido ao vento, a velocidade indicada num avião raramente corresponde à velocidade voada sobre o solo. Com uma escala taquimétrica, um piloto pode determinar a sua velocidade com base numa distância conhecida. Para isso, pára o tempo que precisa para percorrer uma distância de 1 quilómetro, por exemplo. Se o ponteiro estiver em 100 na escala do taquímetro depois de percorrer o quilómetro, por exemplo, o piloto sabe que está atualmente a voar a 100 km/h sobre o solo.
Tempo
Saber a sua velocidade exacta sobre o solo pode ser importante se, por exemplo, quiser chegar a um aeródromo com vento contrário e precisar de prestar atenção à quantidade de combustível no seu depósito. Se tiver uma hora de combustível no depósito e souber que está a viajar a 100 km/h, o aeródromo de destino pode estar apenas a um máximo de 50 km de distância. Por razões de segurança, deve ter ainda meia hora de combustível no depósito quando aterrar.

Junkers JUMO Taquímetro